Poderá fazer os minicursos qualquer pessoa inscrita na I Semana de Filosofia da UEFS.

Cada pessoa inscrita, poderá fazer no máximo um minicurso.

Só terá direito a certificado quem tiver 100% de frequência.

Cada minicurso terá um total de 20 a 40 vagas que serão preenchidas pela ordem de inscrição. As vagas serão garantidas para as primeiras pessoas que efetivarem a inscrição. Caso a pessoa se inscreva em outro minicurso a vaga do primeiro é automaticamente liberada. As inscrições para as vagas remanescentes, após as 23h59 do dia 07/04/2013, deverão ser feitas pessoalmente a partir do primeiro dia do evento, no balcão de recepção.

Os cursos acontecerão conforme as tabelas abaixo:

Minicurso CH Vagas Dias Horário
MC01 6h 20 11 e 12 14h00-17h00
MC02 4h 40 09 14h00-18h00
MC03 4h 40 10 e 11 16h00-18h00
MC04 6h 20 11 e 12 15h00-18h00
MC05 6h 20 10 e 12 14h00-17h00
MC06 4h 20 09 14h00-18h00

 

Minicurso

MC01 - Cultura e Tropicalismo: um estudo filosófico do modernismo para uma convergência brasileira contemporânea

Professor Rodrigo Ornelas (UFRB)

Desenvolver um estudo dos desdobramentos das críticas à modernidade, a partir da segunda metade do século XIX, partindo da filosofia pós-hegeliana com destaque para a ideia da apropriação como crítica anti-sacralista. Discutir acerca da crítica e autocrítica nas vanguardas modernistas do início do século XX, para chegar a sua versão brasileira (primeira fase). Desenvolver a ideia de antropofagia como apropriação e, assim, destranscendentalização - e afirmação identitária - da cultura. Verificar os desdobramentos do modernismo brasileiro depois dos anos 40 e examinar o tropicalismo como nossa realização contemporânea (e ampliada) das revoltas modernistas na cultura, onde também dialoga com a própria filosofia.

MC02 - Os Caminhos da Linguagem: sentidos da retórica e da dialética

Professor Eduardo Chagas (UEFS)

O Curso pretende apresentar (sumariamente) a questão da linguagem persuasiva no decurso do pensamento ocidental. Para tanto, conceder-se-á destaque ao tratamento facultado pela Filosofia aos múltiplos sentidos da Retórica e da Dialética, demarcando as principais distinções entre a Retórica Antiga (dos Sofistas), a Nova Retórica (de Chaïm Perelman) e a Novíssima Retórica (de Boaventura de Sousa Santos).

MC03 - Heidegger e a psicanálise freudiana: uma introdução aos Seminários de Zollikon

Professora Caroline Vasconcelos Ribeiro (UEFS)

Introduzir a natureza da crítica realizada por Heidegger à psicanálise freudiana. Indicar a herança da metafísica moderna presente na teoria de Freud. Examinar o estatuto epistemológico da psicanálise freudiana à luz do pensamento de Martin Heidegger.

MC04 - A origem epistemológica dos conceitos modais em David Hume

Professor Ângelo Márcio Macedo Gonçalves (UEFS)

Análise das seções IV, V e VII da obra An Enquiry Concerning Human Understanding (ECHU).Conceitos lógicos de necessidade e possibilidade: análise de David Hume sobre a origem do conhecimento das proposições necessárias através das relações lógicas e uma possível teoria semântica dos mundos possíveis.

MC05 - Ensino de Filosofia : Problemas e Perspectivas

Professor Jorge Luiz Nery de Santana (UEFS)

Através de exposições dialogadas, textos e debates, estabelecer uma conversa sobre o Ensino de Filosofia enquanto problema filosófico.

MC06 - Introdução à Filosofia da Natureza de Alexander Humboldt

Professor Vinícius Santos da Silva

Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt, filósofo naturalista alemão, que nasceu em Berlim, em 1769. Este expedicionário construiu uma proposta de investigação da natureza pautada na ‘observação reflexiva’ dos fenômenos pertencentes aos ambientes naturais. Este minicurso propõe apresentar alguns aspectos presentes nesta proposta metodológica de investigação da natureza elaborada por Alexander Humboldt. Para este propósito o minicurso se fundamentará nas reflexões da obra Quadros da Natureza, Tradução de Assis de Carvalho, no volume I de Alexander Humboldt.